Correio Popular Notícia



ELEIÇÕES 2014
Pimenta de Rondônia quer o desenvolvimento do estado

Data da notícia: 02/10/2014
Foto:

(Por Josias Brito) O candidato ao Governo de Rondônia pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Pimenta de Rondônia foi o segundo candidato a ser entrevistado pelo Jornal Correio Popular. O convite foi feito a todos os candidatos e suas coligações no final do mês passado, sendo que somente alguns candidatos e assessores mantiveram contato com a redação do jornal. Foram discutidas propostas para áreas como Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura, com o objetivo de ajudar os eleitores a decidirem quem escolher para votar no pleito que ocorrerá dia 5 de outubro.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20141002-131.jpg[/IMG] CP - Quais serão suas prioridades ser for eleito governador de Rondônia?
Pimenta ? Trabalho. Geração de emprego e renda. Nós iremos alavancar todas estas ?coisas? com geração de emprego e renda. O estado tem uma dívida muito alta e precisamos gerar emprego e renda para a população. Queremos trabalhar com honestidade e recuperar este tempo que o estado vem passando só de consumismo. Nossas riquezas naturais estão acabando e precisamos de políticas públicas para melhorar o estado que se encontra estacionado no tempo. Rondônia hoje não gera riqueza, o estado é um corredor de riqueza, que entra por Vilhena e sai no porto do Rio Madeira. Apesar da chegada do Agronegócio no sul, o setor gera riquezas para alguns e desemprego para muitos rondonienses e nós, queremos incentivar a agricultura familiar e entendemos que ambos tem que andar juntos no estado para garantir mais riquezas. Esse incentivo não é somente com carga tributária não, teremos que buscar novas técnicas e tecnologias para ajudar o homem do campo.

CP ? Quanto a Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, quais suas propostas para os problemas que Ji-Paraná enfrenta como Aeroporto, Caerd e saúde?
Pimenta ? Esses problemas não são somente de Ji-Paraná não. Quase todos os municípios de Rondônia sofrem com esta falta de infraestrutura. Queremos fazer convênios para resolver estas deficiências nas cidades. A mobilidade urbana é um problema sério em Ji-Paraná. As obras do PAC, por exemplo, foram feitas do modo que quiseram. Os políticos não souberam administrar os recursos federais para realização de obras no município. Em Ji-Paraná se construiu o viaduto, mas faltou as passarelas de pedestres no alargamento da BR 364. Nas marginais as sinalizações e vias de saídas são péssimas. Na capital, por exemplo, não tem nem marginais, nem viadutos e passarelas de pedestre. Mas o dinheiro saiu do cofre da União, só não foi bem administrado e quem vai pagar? É o povo de Rondônia. Precisamos ter uma classe política que pensa no estado como um todo. A infraestrutura só sai dos cofres públicos, mas as obras não chegam. No meu governo eu quero descentralizar a administração. Quero trazer um escritório do governo para Ji-Paraná, para administrar o estado melhor. Iremos trazer o governador para perto do povo?, destacou.

CP ? Quais são suas propostas para a saúde do estado?
Pimenta ? Não temos que melhorar nada na saúde, temos que curar. A proposta do Pimenta de Rondônia na área da saúde é investir em médicos especialistas e regionalizar as unidades de saúde no Estado, elaborar um plano de carreira para os médicos e investir no profissional de saúde. A saúde de Rondônia vai de mal a pior e, existe saída para resolver este problema, garantindo os 25% de investimento na área. Sendo eleito pelo povo, não irei colocar um tijolo para construir novos hospitais, para regionalizar não. Irei investir e gratificar os médicos, que passarão a ganhar mais em meu governo. Precisamos ter médicos especialistas no estado, se não iremos continuar com os mesmos problemas na área da saúde. O que se gasta com combustível das ambulâncias para levar pacientes para Porto Velho, daria para aumentar os salários dos médicos e servidores da saúde, dando mais qualidade para a população. Queremos reduzir a jornada de trabalho sem reduzir o salário dos servidores. Queremos trazer médico especialista para Ji-Paraná, para os hospitais regionais do estado, melhorar o salário e começar a trabalhar com a saúde preventiva em todo o estado. Teremos Centro cirúrgico para atender a população no interior e, isso será marca do nosso governo. Saúde é coisa séria.

CP ? Na área da Educação, qual seria sua proposta, tanto para os estudantes como para os professores?
Pimenta ? Pretendendo criar uma universidade estadual. ?A capital do estado é uma cidade universitária. Então vamos convocar a assembleia e convocar a população para ver se é possível implantar já essa universidade?, comentou. Queremos fazer uma revolução na educação do estado. Primeiro queremos inserir a tecnologia na educação, pois os nossos alunos tem tido dificuldades e não estamos acompanhando a tecnologia no ensino. Hoje as escolas públicas estadual não tem lousa digital e teremos que ter essa tecnologia a nosso favor. Teremos que ter data show nas escolas, computadores ligados a rede de internet para professores e alunos fazerem pesquisas. A inclusão digital, hoje, é uma obrigação no ensino público. Temos ainda que treinar o professor e capacitá-lo para melhor atender os alunos. Queremos melhorar o salário dos professores primeiro, para evitar a evasão para as escolas privadas. Iremos construir laboratórios de química, física e biologia nas escolas, para garantir, na prática, as pesquisas necessárias para os alunos. Pela mão dos professores é que poderemos ter grandes homens no futuro. Assumindo o governo, a primeira coisa que irei fazer é voltar os vigilantes para a porta da escola, garantindo segurança aos funcionários e aos centros de ensino. Quero criar em Rondônia a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que irá dar suporte para a educação e para as escolas.

CP ? Quais seriam os investimentos em políticas públicas para evitar que os jovens se envolvam com a criminalidade?
Pimenta ? Na segurança pública é necessário aumentar o efetivo, porém é necessário também apoiar as ações da polícia federal no sentido de investigar e prender todos os políticos que utilizam dinheiro público para benefício pessoal. Temos que investir em arte, cultura e esporte, para tirarmos o nosso jovem das mãos dos traficantes e da bandidagem. Para cada mil habitantes, temos 10 PM´s. Rondônia tem uma carência muito grande de mais de quatro mil homens. Nós temos que chamar os aprovados no concurso da Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil. Temos que reaparelhar as instituições de segurança do estado com armas e veículos. Hoje um policial militar faz turno de segurança particular para complementar a renda família e, como é que teremos segurança se eles não tem armas adequadas e nem um salário digno. Segurança é para mim, para você é para todos nós. Precisamos ter segurança. Se eu não conseguir ter segurança, vou recorrer para as forças federais e obter uma saída. O que nós não podemos é ser refém dos bandidos. As famílias ficam presas dentro de casa, enquanto a bandidagem fica solta nas ruas. As delegacias são uma vergonha e iremos investir para melhorar esta situação.

CP - Para encerra, queria que o senhor falasse para os seus eleitores, o porquê votar em Pimenta de Rondônia?
Pimenta ? Como disse, eu sou o candidato que tem as proposta para melhorar os problemas de Rondônia. Eu quero reconstruir o estado. Eu irei fazer auditoria nas contas do governo, pra gente não ser injusto, para saber onde foi que o governo fez gastos indevidos e informar a população sobre os pontos negativos e positivos das obras executadas no estado. Queremos criar uma central de abastecimento em Rondônia, livrando os pequenos produtores rurais das mãos dos atravessadores. Através da SEAGERO, irei dar incentivos aos supermercados que comprarem produtores diretos do pequeno produtor rural. O estado está importando vários tipos de frutas tropicais que poderiam ser produzidas no próprio estado, como era há anos. No meu governo, nós iremos celebrar o congresso do povo e criar secretarias para ajudar no desenvolvimento do Estado de Rondônia. Temos que voltar a produzir e fazer o estado voltar a ser rico. Juntos, nós teremos um estado bom para todos.

Fonte:






Noticia vista 1245 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.